segunda-feira, 19 de julho de 2010

Por uma internet mais humana

Foi postada hoje no blog do Tiago Dória, jornalista e pesquisador de mídia, uma boa resenha de um livro mais que oportuno: Gadget – Você não é um aplicativo (248 páginas/Editora Saraiva), de Jaron Lanier, pesquisador, um dos pioneiros da web e da realidade virtual.


Em resumo, o livro mostra que a internet tem glorificado a tecnologia e a suposta "sabedoria coletiva", em detrimento da criatividade individual e da especialização. O exemplo que Dória aponta é: "a opinião de um sommelier vale menos do que um serviço de internet sobre vinhos que tenha um potente algoritmo capaz de reunir a opinião de vários anônimos na internet".


De acordo com o que se lê na resenha do jornalista, Lanier aponta questões inquietantes, mas propõe algo com o que nós, daqui do blog, concordamos: uma internet centrada nas pessoas, na criatividade. Veja o que diz o autor:
“É um erro segmentar uma rede de pessoas em pedaços tão pequenos que você acaba com uma massa disforme. Então, você começa a se preocupar mais com a abstração da rede (sabedoria das multidões) do que com as pessoas reais que participam dela, apesar de a rede por si só ser totalmente inexpressiva. Só as pessoas têm alguma importância”
Nós também achamos que são as pessoas que têm importância. Portanto, bora fazer uma internet de qualidade! Cada um colabora com a sua parte...


E não se esqueçam de contar pra nós o que vocês acharam da resenha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário